Bonjour.
Je copie ci-après la question que j'ai posée au Ministério das Relações Exteriores, et la réponse, signée Ana Maria Nascimento de Almeida
aluizan@mre.gov.br
. J'en déduit que que votre situation est tout fait normale, pas de problème pour passer le contrôle immigration à votre arrivée.
J'ai consulté le texte légal brésilien nº 6815/80 qui discipline la admission des étrangers au Brasil et autres situations. Au contrôle, les touristes doivent produire obligatoirement un passeport et un certificat international d'immunisation (celui-ci ne s'applique pas à ceux en provenance de l'Europe).
Au contrôle, l'agent pourra éventuellement (je pense même, très rarement...) demander à voir le billet d'avion et contrôler si le voyageur a assez d'argent pour subvenir aux frais de son séjour au Brasil (argent en liquide, carte de crédit).
Restez tranquille, amusez-vous, je vous souhaite un splendide séjour brésilien !
Dilermando
RÉPONSE:
Prezado Sr. Dilermando Filho,
Informo que os franceses são isentos de visto de turista para vir ao Brasil para estadas de até 90 dias a cada seis meses. Assim, o referido estrangeiro não terá maiores problemas com a Polícia Federal, desde que respeite o limite máximo de permanência no país.
Atenciosamente,
Ana Almeida
Divisão de Imigração
Ministério das Relações Exteriores
QUESTION:Mensagem original--
De: Dilermando Ferreira Lopes Filho Enviada em: quarta-feira, 18 de janeiro de 2006 14:13
Para: dim@mre.gov.br
Assunto: dúvida sob admissão de estrangeiro
Boa tarde.
Um amigo meu, francês, embarcará de
Paris para
Rio de Janeiro dia 25 de janeiro, para turismo na América Latina, começando pelo Brasil, depois passando por países vizinhos. Sua viagem durará praticamente 6 meses. Ao final, embarcará em
Buenos Aires, de volta a
Paris, em 15 de julho próximo. Portanto, seu bilhete de avião prevê retorno à França praticamente 6 meses após entrar no Brasil. A Embaixada Brasileira informou-o que somente será admitido em nosso país mediante prova de que deixará o Brasil em no máximo 3 meses. Meu amigo está mais que apavorado, sem saber o que fazer. Peço, com o máximo de urgência, explicar-me detalhadamente como resolver esta situação. Agradeço antecipadamente. Dilermando Ferreira Lopes Filho