29/07/2009 - 20h35min
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima nesta terça-feira em Itaberaba, foi de 9, 4ºC. Em
Vitória da Conquista, a mínima foi de 9, 7ºC. As duas cidades ficam no interior da Bahia. Em Irecê, os termômetros baixaram para 11, 4ºC. Valores tão baixos assim já ocorreram outras vezes no interior baiano, mas não são provocados pela presença do ar polar.
A meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim explica que a queda acentuada da temperatura é consequência do ar muito seco, que inibe a formação de nuvens. Com a falta de nuvens à noite, o ar se resfria mais rapidamente fazendo com que
as temperaturas fiquem baixas ao amanhecer. "Como o céu continua quase sem nuvens também durante o dia, o sol forte faz com que a temperatura se eleve muito no período da tarde. O resultado é uma grande diferença de temperaturas no mesmo dia: a sensação de frio ao amanhecer e de calor à tarde", explica.